Onde estão os jogadores do primeiro pôster?

O Wrexham caminha para o final de mais uma temporada marcante em sua trajetória, ao mesmo tempo que anuncia a data de estreia da 4ª temporada da série documental que tornou o clube conhecido em todo o mundo. A história que vem sendo feita é impressionante e, graças à comunidade Wrexham Brasil, podemos acompanhar e viver cada detalhe.

Nosso ADM Lucas Dantas encontrou um post do torcedor galês @Jayfuz falando sobre os pôsteres da série Bem-vindos ao Wrexham, olhou para o pôster da primeira temporada que ele ganhou quando foi ao jogo contra o Manchester United nos EUA e resolveu reproduzir a thread em português, adicionando algumas informações.

Tudo para responder a pergunta: onde foram parar os jogadores do pôster da primeira temporada? Cadê essa galera que teve seu rosto registrado no primeiro capítulo dessa gigantesca história? Confira abaixo a situação atual de cada um:

1️⃣Liam McAlinden

  • Chegou em 2021 e ficou até 2024.
  • 64 jogos e 1 gol pelo Wrexham

Canhoto, atuava como meio-campista e ala pela esquerda. Com a subida para a League Two, perdeu muito espaço, em algumas ocasiões foi aproveitado em jogos de copa. Saiu por acordo mútuo.

Primeiro foi para o Scunthorpe United e hoje joga no Rushall Olympic, onde já fez 44 jogos e marcou 3 gols.

2️⃣ Ollie Palmer

  • Chegou em 2022 e ainda está no clube
  • tem 155 jogos, 45 gols e 5 assistências

Centroavante pivô, alto e forte, brigador. Virou referência no ataque e um dos grandes nomes do time no acesso da National League. Na campanha da League Two teve sua importância, mas já caindo de rendimento. Na atual temporada de League One não acompanhou o nível e, com a chegada de reforços, perdeu espaço e está há dois meses sem ser relacionado. Já houve polêmica com o pai criticando a diretoria, mas segue como parte do elenco, treinando e disponível como opção.

Apesar de tudo isso, ainda é muito querido pela torcida e soma 26 partidas com 3 gols e 2 assistências nessa temporada. Fora de campo, toca uma marca de roupas própria chamada WXM Clothing.

3️⃣ Jake Hyde

  • Chegou em 2021 e saiu em 2023
  • 17 jogos, 3 gols

Jogou como atacante e seu maior momento foi o gol impedido na final da FA Trophy contra o Bromley em 2022, que fez Rob & Ryan terem que explicar o que é um impedimento para os amigos americanos.

Passou por Southend United e Yeovil Town. Hoje, joga no Chelmsford e tem 29 partidas disputadas com 5 gols marcados na temporada.

4️⃣ James Jones

  • Chegou em 2021 e saiu em 2025
  • 138 jogos, 16 gols e 2 assistências

Meio-campista versátil, atuou como volante e meia mais avançado. Veio do Lincoln City, que estava na League One, para liderar o meio de campo no projeto de Rob & Ryan e foi peça-chave nas campanhas da National League. Na League Two, foi importante jogador de rotação do elenco e participou de 30 partidas.

Com as chegadas de George Dobson e Ollie Rathbone perdeu mais espaço ainda e saiu em janeiro desse ano para o Burton Albion, adversário do Wrexham na League One, onde acumula 4 partidas disputadas.

5️⃣ Jordan Davies

  • Formado na base, ainda tem contrato com o clube
  • 150 jogos, 37 gols e 1 assistência

Meio-campista ofensivo, canhoto, foi formado no clube e é ídolo local, chamado de “um de nós” nas canções de arquibancada. Na transição da base pro profissional, teve uma breve passagem pelo Brighton antes de retornar ao clube. Importante nos acessos, foi perdendo espaço após sofrer com lesões, e hoje está emprestado ao Grimsby Town, onde soma 20 jogos, 4 gols e 1 assistência na League Two.

Seu contrato com o clube está perto do fim. Ele também é dono de restaurante em Wrexham.

6️⃣ Aaron Hayden

  • Chegou em 2021 e saiu em 2024
  • 94 jogos, 20 gols e 3 assistências

Zagueiro-artilheiro, teve papel fundamental no acesso da National League, sendo o quarto maior goleador da temporada (atrás apenas de Mullin, Palmer e Lee).

Já convivia com um histórico de lesões e após o acesso, se lesionou mais uma vez, perdeu espaço e foi liberado. 

Em 2024, retornou ao Carlisle United, na League Two, onde já fez 22 jogos, com 2 gols e 1 assistência.

7️⃣ Ben Tozer

  • Chegou em 2021 e saiu em 2024
  • 141 jogos, 7 gols, 1 assistência
  • + de 20 assistências indiretas com seus arremessos laterais para a área, o famoso “latereio” (ou Tozerball)

Veio com status de liderança e se tornou uma peça central da defesa. O zagueiro foi capitão do time, símbolo do elenco que conquistou o acesso e é até hoje muito respeitado pelos jogadores, clube e torcida. Mesmo com sua importância, não conseguiu manter o nível na League Two e acabou tendo o contrato encerrado após o acesso à League One.

Desde 2024 está no Forest Green Rovers, na National League, com 35 jogos e 1 assistência. Fora dos campos, participa de podcasts ao lado de Ben Foster.

8️⃣ Christian Dibble

  • Chegou em 2017 e saiu em 2023
  • 72 jogos, 22 clean sheets, 78 gols sofridos

Filho de um ex-goleiro do Wrexham, Dibble ficou a maior parte do tempo como reserva, mas foi importante quando acionado. Estava de saída em 2022, mas uma lesão adiou seus planos.

Em janeiro de 2023, deixou o clube por mútuo acordo e foi para o Kidderminster Harriers (National League North – 6a Divisão Inglesa). Desde então, soma 103 jogos, 43 clean sheets e 100 gols sofridos.

9️⃣ Kwame Thomas

  • Chegou em 2020 e saiu em 2022
  • 39 jogos e 11 gols

Rodou por alguns times e chegou ao Wrexham depois de passagem pelo Burton Albion. O atacante começou bem, mas uma grave lesão no tendão de aquiles interrompeu sua trajetória.  Acabou sendo liberado após o final do contrato.

Desde então, rodou bastante: passou por Sutton United (League Two), Dundee (Scottish Championship – Liga Escocesa), Aldershot Town e Ebbsfleet United (National League).

🔟 Luke Young

  • Chegou em 2018 e saiu em 2024
  • 260 jogos, 23 gols, 7 assistências

Meio-campista versátil e bastante completo, foi uma das figuras mais queridas da torcida e ícone do início dessa trajetória histórica. Capitão, artilheiro da temporada 20/21, e referência no vestiário. Ficou até o acesso à League One, fez parte da campanha de acesso como reserva importante, mas não teve o contrato renovado. 

Atualmente defende o Cheltenham Town (League Two), com 39 jogos, 4 gols e 3 assistências.

1️⃣1️⃣ Dawid Szczepaniak

  • Chegou em 2019 e saiu em 2021
  • 1 jogo (Scottish Challenge Cup)

Sempre foi o terceiro goleiro, jogou uma partida contra o Ayr United em um torneio escocês e o Wrexham acabou vencendo nos pênaltis. Nessa partida, também jogaram os jovens da base Jake Bickerstaff e Max Cleworth.

Foi emprestado ao Cefn Druids em 2020 e depois passou foi para o Flint Town na Cymru League, a liga galesa. Fez 6 partidas até agora desde 2022.

1️⃣2️⃣ Bryce Hosannah

  • Chegou em 2021 e saiu em 2024
  • 39 jogos, 1 gol, 1 assistência

Ala veloz pela direita, foi um reserva com potencial e fez sua estreia num jogo que foi interrompido – ou seja, teve duas estreias pelo clube. Ficou marcado por um cartão vermelho injusto no primeiro jogo com Rob e Ryan no estádio. A falta na verdade foi de Mullin e essa história foi tratada na primeira temporada de Bem-vindos a Wrexham.

Ficou no elenco até a metade da temporada da League Two, quando saiu de graça para o AFC Fylde, na National League. Já fez 34 jogos e deu 2 assistências na temporada.

1️⃣3️⃣ Reece Hall-Johnson

  • Chegou em 2020 e saiu em 2023
  • 78 jogos e 14 gols

Lateral ofensivo que teve bons momentos durante as campanhas da National League. Após o fim do contrato, se transferiu para o Barnet, na National League, onde teve 47 jogos, 4 gols e 2 assistências.

Foi emprestado ao Solihull Moors esse ano e fez 7 jogos até agora.

1️⃣4️⃣ Dan Jarvis

  • Chegou em 2020 e saiu em 2023
  • 46 jogos e 2 gols

Meia com bom toque de bola, teve dificuldades de se firmar com a chegada de novos nomes. Deixou o clube ao fim do contrato e assinou com o Gateshead, onde jogou 9 vezes e marcou 1 gol.

Depois foi emprestado ao Hereford (15 jogos, 1 gol) e acabou indo parar no Banbury United, na National League North.

1️⃣5️⃣ Callum McFadzean

  • Chegou em 2022 e saiu em 2024
  • 57 jogos e 3 assistências

Lateral e ala pela esquerda, começou como titular durante a campanha do acesso, mas perdeu a vaga para Jacob Mendy. Após a chegada de James McClean, perdeu completamente o espaço no elenco.

Foi liberado após o fim da temporada 2023/24 e segue sem clube desde então.

1️⃣6️⃣ Jake Bickerstaff

  • Subiu da base para o time principal em 2020
  • 28 jogos, 6 gols e 2 assistências

Promessa da base, o atacante brigador de bom físico foi bem em empréstimo ao Caernarfon e chegou a marcar gols importantes na League Two. Chegou a disputar vaga com Sam Dalby como substituto de Palmer, mas não conseguiu se firmar e ficou num nível abaixo de desempenho.

Foi emprestado ao Accrington Stanley onde marcou 10 jogos e 1 gol e atualmente está no Altrincham, na National League, com 2 gol e 3 assistências em 30 partidas.

1️⃣7️⃣ Dan Davies

  • Subiu da base para treinar com o elenco em 2023 e saiu em 2024
  • 1 jogo oficial (EFL Trophy contra o Port Vale)

Zagueiro da base, passou a treinar com o elenco profissional e teve destaque em amistosos. Chegou a fazer teste no Chelsea, além de receber outras sondagens da Premier League.

Não teve seu contrato renovado e foi liberado no fim da temporada. Hoje joga no Flint Town, na Cymru Premier, e atualmente se recupera de uma lesão no ligamento cruzado (LCA).

Cada rosto e cada nome ficou marcado em algum momento, seja na torcida, na cidade, entre os jogadores e funcionários do clube. Grandes histórias não são feitas só de protagonistas. Nem futebol, nem cinema, nada se faz sozinho. Tudo é movimento coletivo e cada pessoa tem sua importância.

Se o Wrexham hoje briga pelo terceiro acesso seguido, feito inédito no futebol inglês moderno, é porque muita gente doou e doa parte de suas vidas na construção desse processo. Nós da Wrexham Brasil temos a sorte de poder acompanhar e contar isso pra quem, assim como nós, se apaixona a cada dia por esse clube e por essa trajetória.

Pra encerrar esse post – e documento histórico -, nada melhor que as bonitas palavras do nosso ADM Lucas Dantas curtindo uma de poeta:

“O futebol é um ciclo. Chegadas. Partidas. Retornos. A cada temporada, um novo capítulo. Mas a base da história sempre é feita de quem veio antes. Alguns nomes desse pôster ainda brilham. Outros seguiram em frente. Mas todos deixaram uma marca. Obrigado por tudo que fizeram por nós.”

Post-base no nosso perfil do “x”:

Fontes: @FotMob, @SofascoreBR e @Transfermarkt

Inspiração: post do @Jayfuz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *